-
Arquitetos: Joana Nunes, Paulo Vale Afonso
- Área: 45 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Paulo Vale Afonso, Joana Nunes
Descrição enviada pela equipe de projeto. Livr(e)aria = Livraria + Livre. A intervenção visa transformar um espaço pré-existente (anteriormente um take-away de comida) numa livraria, numa praça localizada no centro da vila antiga de Ponte de Lima. O conceito da livraria é muito sui generis: uma espécie de biblioteca comunitária composta por livros em segunda mão, um espaço literário aberto e gratuito, diferente das outras lojas da zona (padaria, farmácia, etc.), em que é necessário pagar. Um local de encontro e divulgação de literatura e arte através de leituras públicas, workshops e palestras. Um espaço comunitário para receber livros, objetos e arte.
A intervenção mantém um tom bastante neutro, removendo todos os elementos supérfluos e deixando a natureza bruta do espaço e as marcas de suas ocupações passadas, como um palimpsesto. Com um gesto simples e único, introduzimos um elemento contínuo de madeira que desenha e envolve o espaço.
Uma peça de mobiliário que pode conter livros, objetos, pessoas, cartas, portas e tudo o que quiser viver nela. Assumindo a forma longa e estreita do espaço, o programa se estende em uma distribuição semelhante a um corredor: de um lado, são exibidos livros; do outro, arte. A Livr(e)aria é um espaço simples e informal que recebe livros, pessoas e arte. É cru, despido de preconceitos, exibindo os objetos que, também livres, são o próprio espaço.